01/09/2019

Velha, o bairro mais procurado para se morar em Blumenau

Um dos mais procurados para se morar em Blumenau. Conheça um pouco mais sobre o bairro Velha.

O bairro Velha, é um dos mais procurados para se morar em Blumenau. A região se destaca por oferecer aos seus moradores, infraestrutura completa, acesso facilitado para as grandes vias da cidade e por prezar pela qualidade de vida.

A infraestrutura do bairro contempla diversas opções de comércios, indústrias, instituições de ensino, postos de saúde, ambulatório geral, opções de lazer e terminal de ônibus.

Diferentes opções de emprego e em diversos ramos de atividade são oferecidos no bairro. Isso acontece porque o bairro Velha é sede de muitas indústrias e comércios. 

A vasta extensão de loteamentos e áreas residenciais, faz a união perfeita para quem está procurando um bairro para se viver e que fica pertinho de tudo na cidade de Blumenau.  

Além de moradia de qualidade, trabalho, educação e saúde, os moradores encontram no bairro Velha excelentes opções de lazer, como o Parque Vila Germânica e o Parque Ramiro Ruediger, que é considerado o maior parque de lazer urbano da cidade de Blumenau. E é no bairro Velha, que acontece a maior e mais tradicional festa da cidade. A Oktoberfest!  

Maior parque urbano de lazer de Blumenau - Parque Ramiro Ruediger
 

 

Em seguida, iremos te mostrar mais alguns pontos que farão você cogitar viver nesse bairro completo e cheio de história.

Conheça um pouco da história do bairro Velha

Primeiramente, iremos te contar um pouco da história do bairro Velha que coincidiu com o ínicio da história da cidade de Blumenau. Foi neste bairro, as margens do ribeirão da Velha no ano de 1848, que Dr. Blumenau e o seu sócio Ferdinand Hackradt aportaram a fim de formar uma colônia agrícola na região. 

No início da colonização, o crescimento do bairro foi lento, pois os lotes eram todos de propriedade particular de Dr. Blumenau. 

O bairro foi oficialmente criado através da Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, na administração Frederico Guilherme Busch Júnior.

Porque o bairro é chamado de Velha?

Existem muitas probabilidades em relação a origem do nome do bairro Velha. Alguns acreditam que o nome foi homenagem a uma senhora de idade (avançada) que vivia às margens do ribeirão. 

A segunda história, é a de que existia uma família de cognome “Velha”, antes da criação da colônia de Dr. Blumenau. 

E a terceira história seria que, de acordo com os moradores antigos do local, o nome “Velha” teria surgido durante o período de colonização, quando o fundador do bairro construiu um engenho na região e tempos depois, construiu outro engenho na região do Garcia. E sempre que alguém o procurava, a pergunta era a mesma: estaria ele no engenho velho ou novo engenho?

Entretanto, os historiadores defendem a primeira versão da criação do nome no bairro Velha. A única coisa que se tem certeza sobre essas histórias, é que o ribeirão da Velha já constava no mapa da Colônia do Dr. Blumenau no ano de 1864.


Crescimento do bairro Velha

Até o ano de 1960, o bairro Velha possuía apenas áreas residenciais e a base econômica era a agropecuária. O crescimento do bairro foi acelerado, depois do aumento do número de indústrias e comércios instaladas na região. 

Como o bairro possui uma área territorial bem extensa, houve espaço ainda, para a criação de diversos loteamentos residenciais. Aquecendo assim, o mercado imobiliário na região. O que trouxe por fim, um aumento na procura de imóveis no bairro Velha e consequentemente um aumento expressivo da população. 

Segundo o censo do ano de 2010, é o segundo bairro mais populoso de Blumenau. Com aproximadamente 18.779 habitantes, ficando atrás somente para o bairro Itoupava Central.

E não é a toa que muitas pessoas procuram o bairro Velha como moradia, ele é considerado um bairro destaque na cidade de Blumenau por oferecer aos seus moradores infraestrutura completa e de qualidade. 


Infraestrutura do bairro Velha

O bairro Velha vem crescendo disparadamente por estar localizado na região central de Blumenau. Isso possibilita o acesso fácil a vários outros bairros da cidade. Com o intuito de tornar o bairro Velha ainda mais acessível foi desenvolvido o prolongamento da via Humberto de Campos, uma das principais vias da região.

 

Mapa do bairro Velha - Blumenau SC

No bairro Velha temos também o Parque Vila Germânica, que nos garante turistas todos os anos. Além disso, o Parque Ramiro Ruediger também é uma excelente opção de lazer na cidade de Blumenau.

Prolongamento Humberto de Campos

A rua Humberto de Campos foi prolongada através do investimento feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e uma parte pela Prefeitura de Blumenau, sendo considerada uma das obras mais importantes da cidade. 

O prolongamento faz com que as ruas Marechal Deodoro e General Osório se liguem, permitindo assim que os bairros Velha, Passo Manso, Salto Weissbach e Água Verde, tenham acesso ao Centro com mais rapidez, devido a via conter 3 pistas (cada sentido). 

Para quem vem da rua Marechal Deodoro terá um viaduto para servir de retorno e apenas um semáforo no cruzamento com a rua Antônia Hafner, já na rua General Osório e Joaquim Nabuco, existe uma rótula com a Humberto de Campos.

Ponte Ademar João Maiochi

Foi construída no Prolongamento da Humberto de Campos, ligando a rua Marechal Deodoro com a Rua General Osório, está sobre o Ribeirão da Velha e possui 60 metros de extensão.

Ponte Linda Seibt

A nova ponte do bairro Velha está localizada na Rua Bernardo Reiter, foi realizada a construção através de uma antiga obra com o intuito de melhorar a passagem da população e o represamento da região, a ponte Linda Seib possui 20 metros de extensão e 15,30 metros de largura, tendo a sua base mais alta e mais larga, com as contenções nas margens que controlam a vazão da água.

Oportunidades de emprego no bairro Velha

O bairro Velha é marcado por indústrias no setor de vestuário, construção civil, gráficas, metal mecânicas, papelão e moveleira.

A concentração de comércios também está cada vez mais forte, assim sendo, é possível encontrar no bairro Velha lojas de materiais de construção, veículos, alimentos, combustíveis e outros segmentos.

Em contrapartida a geração de empregos no bairro Velha é constante. Confira abaixo o crescimento do número de indústrias, comércios, serviços e autônomos na região:

 

 

Entretenimento e Lazer

O bairro Velha possui diversas opções de lazer para os moradores e turistas, além disso o acesso fácil ao centro da cidade permite mais opções disponíveis ainda. Então se você busca por um bairro que tenha tranquilidade e diversão ao mesmo tempo, o bairro Velha é a escolha certa para você e sua família.

Parque Vila Germânica no Bairro Velha

No bairro Velha é possível conhecer a cultura alemã fortemente visitando o Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest no mês de outubro todos os anos, e a Sommerfest que acontece em janeiro. 

Além disso, durante o ano todo se mantêm a tradição da cultura alemã blumenauense, acontecendo eventos e festivais gastronômicos no parque. Sem contar que em comemorações como Páscoa e Natal, o parque se transforma no verdadeiro sentido de cada data, trazendo a pureza e a magia através das decorações criativas.

Oktoberfest 

Acontece no Parque Vila Germânica no bairro Velha, a segunda maior festa alemã do mundo (atrás apenas da que ocorre na Alemanha), com muito chopp, comidas típicas, dança, música e diversão. 

A Oktoberfest teve início em 1984 por empresários e representantes junto ao poder público que se reuniram e fizeram acontecer essa grande festa que recebe todo ano 500 mil turistas para viver a tradição alemã.


 

Fonte: oktoberfestblumenau.com.br
 

 

Gastronomia Alemã - Oktoberfest

Os sabores das comidas típicas te fazem sentir como se estivesse na Alemanha. Durante a festa você pode escolher entre seis restaurantes, uma praça de alimentação, dentre outros pontos gastronômicos espalhados pelo parque. 

São apenas 150 opções de pratos do melhor que a gastronomia alemã pode oferecer, sem contar do incrível sabor do chopp e das cervejas artesanais.

Sommerfest

Com o grande sucesso da Oktoberfest, foi criada a festa de verão alemã, que é uma amostra do que a Oktoberfest proporciona. 

Já que nesse período de janeiro as pessoas estão de férias, e podem aproveitar com tranquilidade e matar a saudade daqueles dias de folia. Com muita cerveja artesanal, chopp, comidas típicas, danças e músicas.

 

Fonte: Blumenau.sc.gov
 

Magia de Natal 

A partir de novembro, a Vila Germânica proporciona a magia de Natal, através das decorações traz o verdadeiro sentido dessa época tão linda. 

Os desfiles temáticos acontecem oito vezes durante a época. As crianças ainda podem visitar a casa do Papai Noel e deixar sua cartinha para o bom velhinho. Sem contar com a mini cidade da neve montada para trazer toda a alegria e emoção com os bonecos de neve. 

As crianças poderão aproveitar para pintar biscoitos de Natal, visitar o mercado de Natal, passear de trem, andar na roda gigante, olhar o acendimento das luzes e ouvir cantos natalinos, aproveitando uma deliciosa culinária. 

Fonte: blumenau.sc.gov
 

 

Festival Brasileiro da Cerveja

A cidade de Blumenau é considerada a “cidade da cerveja”, então é garantido o ano todo eventos que a proporcionem. 

Em março acontece o Festival Brasileiro da Cerveja, quando várias marcas se juntam para que os moradores e turistas possam experimentar os variados tipos de gostos conciliado a uma boa gastronomia.

Fonte: festivaldacerveja.com
 

Festival de Botecos

Reunindo a comida e o clima animado de boteco, esse festival se transforma em preferido. São diversos pratos para provar e bebidas, além de músicas e danças para animar a galera. Por isso, o bairro Velha é privilegiado por receber tantos eventos como esse. 

 

Foto: divulgação - Fonte: Informeblumenau.com

Festitália

Criada no ano de 1994 pelo Lira Circolo Italiano, a festa faz parte do calendário de eventos da cidade. É uma festa popular, que celebra a cultura italiana. Na festa você encontra apresentações culturais e shows, além da típica comida italiana regada a muito vinho. 

 

Fonte: facebook.com/festitaliablumenau

 

Osterdorf

Com toda a beleza e doçura que a Páscoa transmite, o evento acontece com muita diversão para todos e principalmente para as crianças. 

Elas podem aproveitar as pinturas facial e de casquinhas, mercado de páscoa, personagens do coelhinho, cenoura e chocolate para distribuir carinho e atenção através de fotos e abraços. 

 

Fonte: blumenau.sc.gov
 

 

Parque Ramiro Ruediger no bairro Velha

Sendo um dos principais pontos turísticos da cidade de Blumenau, chama muita a atenção dos turistas e os próprios moradores valorizam o privilégio. Então se você está pensando morar no bairro Velha ou vive na região será uma excelente opção de lazer. 

No Parque Ramiro Ruediger podem ser feitas diversas atividades ao ar livre, confira a seguir:

Playground infantil no Parque Ramiro Ruediger - Blumenau SC
 
  • Realizar esportes: O parque possui quadras esportivas para algumas modalidades como futebol, vôlei, basquete e tênis. Ciclovia e pista caminhada e academia ao ar livre.
  • Natureza: Se você ama natureza, esse é o parque certo, por possui um amplo gramado e uma grande lagoa. Tendo a opção de fazer piquenique e encontros, como muitas pessoas fazem.
  • Playground: As crianças não irão ficar paradas com o playground oferecido pelo parque, por isso se você tem filhos e está pensando em se mudar para o bairro Velha ou região tem a diversão garantida.
  • Gastronomia: Para quem ama fazer um lanchinho, a região do parque Ramiro Ruediger no bairro Velha possui diversas opções como cafés, lanchonetes, choperias e food trucks.
Pistas de corrida,caminhada e ciclovia do Parque Ramiro Ruediger Blumenau SC
Academia ao ar livre no Parque Ramiro Ruediger - Blumenau SC

Além disso se você tem animaizinhos, o parque Ramiro Ruediger permite que você leve eles com você.  Porém o parque libera a entrada de animais de estimação em dias específicos. 

Você poderá aproveitar tudo isso que o parque tem, sem valor algum. E para quem vive na região ou no bairro Velha poderá aproveitar com uma incrível acessibilidade, devido a localização ser na região central de Blumenau, em 10 minutos você estará lá.

 

Fonte: blumenau.sc.gov
 

Praça Washington Luiz

Na praça Washington Luiz você encontra parque infantil, bancos e iluminação pública. Possui também uma pintura feita pelo artista Ivaldir Zonta Junior que estampa o parque. A pintura é uma homenagem a artista plástica Elke Hering.  A praça foi construída no ano de 1962 na administração do prefeito Hercílio Deeke.  

 

Foto: Secretaria do Turismo de Blumenau - Fonte: turismoblumenau.com.br

 

Cultura do bairro Velha

O bairro Velha possui em sua história uma forte cultura relacionada com a região de Blumenau, conheça um pouco mais abaixo:

Clube de Caça e Tiro Concórdia - Bairro Velha

Este Clube de Caça e Tiro no bairro Velha, foi fundado em 24 de novembro de 1916. Nele são praticados esportes através das quadras que o clube oferece. O esporte tradicional do clube são o tiro, bolão e bocha. As festas de Rei e Rainha são as festas tradicionais.

Sociedade Desportiva Vasto Verde - Bairro Velha

Oferece para associados da comunidade diversas opções de entretenimento,Entre elas: academias, piscinas, playground, churrasqueiras, restaurante, atividade física, grandes eventos esportivos, atividades para terceira idade e escolinhas infantis.

Educação no Bairro Velha

O bairro Velha oferece educação estadual, municipal e privada de qualidade aos moradores do bairro e região. 

Conta com a Escola de Educação Básica Adolpho Konder  (ensino fundamental e ensino médio), Colégio Alfa Castelo Rede de Ensino (ensino fundamental e ensino médio), CEI Oswaldo Bürger (educação infantil), CEI Hilca Piazera Schnaider (educação infantil), Escola Infantil Carinha De Anjo (educação infantil). Escola Infantil Novo Ser (educação infantil).


Imóveis no bairro Velha

O bairro Velha se localiza em uma região nobre, com isso o bairro possui imóveis disponíveis para locação e imóveis para compra

Muitas pessoas sonham em ter um lugar para chamar de seu. Cada vez mais pessoas tem investido suas economias em uma casa própria ou apartamento próprio. No bairro Velha, você pode encontrar o lugar ideal para construir sua vida e a Schork Imóveis ajuda nisso. Confira aqui algumas opções de imóveis à venda no bairro Velha.

O bairro Velha ainda conta com uma quantidade significativa de imóveis no programa “Minha Casa Minha Vida”. Isso facilita as suas formas de pagamento e se torna um investimento que pode trazer retorno financeiro futuramente, com a locação ou a venda do imóvel.

Imóveis no bairro Velha - Blumenau
 

Com o intuito de melhorar cada vez mais o atendimento no mercado imobiliário, a Schork Imóveis  inaugurou a sua nova filial, a Schork Imóveis - Unidade Central. Este espaço está localizado na na Rua Marechal Deodoro, nº 544 - Sala 2, no bairro Velha em Blumenau - SC.

Seja qual for o seu projeto, a Schork Imóveis conta com um mecanismo de busca em seu site, que permite que você selecione entre casa, apartamentos, entre outras opções de imóveis no bairro velha

Você também pode filtrar e escolher qual o tipo de negócio pretende realizar, compra ou locação, e também até mesmo ponto de referência se procura por algo perto de um lugar específico.

Roteiro Gastronômico no bairro Velha

No bairro Velha não faltam opções gastronômicas para você e sua família, entre as opções, você encontra: restaurantes, lanchonetes, padarias, pizzarias, food trucks, hamburguerias. 

Descubra em seguida, quais são as opções gastronômicas destaque do bairro.

Roteiro gastronômico do bairro Velha - Blumenau SC
 

Yoshi Sushi Bar - Restaurante Japones e Chines

Para quem ama sushi, esse restaurante garante uma boa experiência e qualidade no que serve.

Rua Marechal Deodoro, 296, Bairro Velha - Blumenau SC.

Âme Gastronomia Funcional

Comidas saudáveis em diversas opções, bolos, pizzas, hambúrgueres, pães e muito mais.

Rua Marechal Deodoro, 555, Bairro Velha - Blumenau SC.

Restaurante Gutes Essen

Neste restaurante é servido pizzas e petiscos, como também almoço. Um ambiente familiar e casual.

Rua Marechal Deodoro, 202, Bairro Velha - Blumenau SC.

Figueira Restaurante

Um ambiente aconchegante com deliciosos pratos a la carte, ideal para famílias e casais.

Rua Mariana Bronnemann, 527, Bairro Velha - Blumenau SC.

Macarronada Bonassoli

Se você gosta de massas esse restaurante é ideal, com excelentes macarronadas em um ambiente aconchegante.

Rua Princesa Izabel, 245, Bairro Velha - Blumenau SC.

Alemão Batata Choperia

Nesta choperia você poderá desfrutar de um delicioso cardápio, com pratos germânicos como batata recheada e eisbein, contando com música ao vivo.

Rua Alberto Stein, 199, Bairro Velha - Blumenau SC.

Eisenbahn Bierhaus

Um ambiente que busca relembrar os pratos típicos alemães, oferecendo também pratos contemporâneos contando com opções de cervejas especiais e chopes Eisenbahn. A decoração relembra estações ferroviárias antigas.

Rua Alberto Stein, 199, Bairro Velha - Blumenau SC.

 

Compartilhe
Imóveis relacionados
Venda

Casa em Blumenau no bairro Itoupava Central

  • 4 quartos
  • 4 vagas
  • 1 suítes
  • 170 m² área total
R$ 790.000,00
Venda

Terreno em Blumenau no bairro Itoupava Central

  • 28705.65 m² área total
R$ 28.705.650,00
Venda

Casa em Blumenau no bairro Itoupava Central

  • 3 quartos
  • 3 vagas
  • 1 suítes
  • 170 m² área total
R$ 650.000,00