O que você precisa?
Busca avançada
14/11/2018

Porquê o bairro Itoupava Central é uma boa opção para morar?

Conheça o bairro Itoupava Central e descubra o que faz dele um ótimo lugar para se morar em Blumenau.

Está planejando se mudar, mas ainda não decidiu qual bairro escolher?

Comece procurando por um bairro tranquilo, com imóveis novos, acessíveis e com crescimento constante. Um bairro com ótimas opções de entretenimento, gastronomia, considerável concentração de escolas e centros educacionais infantis. Um bairro em constante busca por inovações e ótimas oportunidades de emprego. Esse é o bairro Itoupava Central.

Se você busca um bom lugar para morar em Blumenau, o bairro Itoupava Central é, sem dúvidas, uma ótima opção para você. No bairro Itoupava Central você irá encontrar tradição e história junto a uma crescente inovação. Independentemente da sua idade ou estado civil, você terá suas necessidades atendidas. A leitura deste artigo é a oportunidade perfeita para você conhecer mais da história do bairro Itoupava Central, tudo que faz dele um ótimo lugar para morar e um pouco do seus futuros projetos, que darão a ele um belo destaque na região.
 

1. Conheça o bairro Itoupava Central
 

Ao longo do Ribeirão Itoupava, em 1864, começaram as demarcações dos lotes da Colônia Blumenau, tornando o que hoje conhecemos como Itoupava Central. O bairro Itoupava Central é cortado pela rodovia SC-474, conhecida por Rua Dr. Pedro Zimmermann que situa-se à margem direita acompanhando o Ribeirão Itoupava (para quem desce a Serra da Vila Itoupava). Já à margem esquerda (nome pelo qual as pessoas que moram no bairro conhecem), se localiza a Rua Dr. Gustavo Zimmermann.

A Itoupava Central em sua área urbana ocupa 44,67 km⊃2;, sendo constituída por 279 ruas, considerando suas principais sendo Dr. Pedro Zimmermann, Gustavo Zimmermann e Profº Jacob Ineichen, criadas todas na década de 70. As ruas até hoje mostram traços de sua história, tornando o bairro Itoupava Central uma região linda e repleta de história em cada rua. História essa que é contada hoje pelo Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, que fica localizada na rua Dr. Pedro Zimmermann, aberto de terça á sábado. O Museu dos Clubes de Caça e Tiro possui cinco ambientes de exposição para melhor conhecer o contexto histórico das centenas de pessoas que a história registra, desde a fundação da cidade.  
 


2. Crescimento do bairro

Além de já ser um bairro muito completo, repleto de opções para os mais diversos fins, o crescimento da região é algo para se levar em consideração.
 

2.1. Imóveis no bairro Itoupava Central
 

Apesar da Itoupava Central ser bem conhecida pela sua tradição, história e antiguidades, nos últimos anos o bairro tem passado por grandes mudanças, graças a sua localização de privilégio. Os antigos lotes de colônia se transformaram em loteamentos e condomínios residenciais ou em estabelecimentos industriais. O bairro Itoupava Central é um dos que mais cresce em Blumenau no cenário imobiliário e em inovações. Na Itoupava Central você irá encontrar diversas opções de conforto, modernidade e beleza. Tudo isso em um bairro que cresce todos os dias, com novas reformas, pavimentações, e mesmo assim mantém a tradição e a cultura alemã.

A região da Itoupava Central desde seu início se destacou pela sua produção agrícola e pecuária devido suas grandes extensões de terra. Hoje muito desse espaço está se tornando construções de novos imóveis para o bairro Itoupava Central, movimentando o mercado de imóveis e gerando oportunidades. Dos imóveis sendo construídos se destacam casas geminadas, pequenos condomínios e novos prédios. Tudo isso em contraste com construções antigas sendo reformadas.

Em uma avaliação feita em Blumenau nos últimos meses, cerca de metade dos imóveis que estão disponíveis para locação são do bairro Itoupava Central. Esse dado mostra como o bairro vem crescendo e ganhando ainda mais visibilidade no mercado imobiliário, se tornando o alvo de vários investimentos no ramo.

A Schork Imóveis tem contribuído para o crescimento desses números e conta com uma grande quantidade de opções para seus clientes. Confira aqui as opções de apartamentos para locação no bairro Itoupava Central. Se o seu desejo é ter algo com mais espaço, confira as casas para locação no bairro Itoupava Central. Não importa qual o seu desejo, a Schork Imóveis tem a opção certa para você.

Além dos imóveis para locação, o bairro Itoupava Central tem opções para compra. Muitas pessoas sonham em ter um lugar para chamar de seu. Cada vez mais pessoas tem investido suas economias em uma casa própria ou apartamento próprio. No bairro Itoupava Central você pode encontrar o lugar ideal para construir sua vida e a Schork Imóveis ajuda nisso. Confira aqui algumas opções de imóveis à venda no bairro Itoupava Central.

O bairro Itoupava Central ainda conta com uma quantidade significativa de imóveis no programa “Minha Casa Minha Vida”. Isso facilita as suas formas de pagamento e se torna um investimento que pode trazer retorno financeiro futuramente, com a locação ou a venda do imóvel.

Seja qual for o seu projeto, a Schork Imóveis conta com um mecanismo de busca em seu site, que permite que você selecione entre casa, apartamentos, sobrados, entre outras opções. Você também pode filtrar e escolher qual o tipo de negócio pretende realizar, compra ou locação, e também até mesmo ponto de referência se procura por algo perto de um lugar específico.
 

2.2. Terminal de Ônibus Norte
 

 Com imóveis novos sendo construídos, o crescimento do bairro Itoupava Central foi notado pela prefeitura de Blumenau, em consequência disso, novas obras estão acontecendo. Como é o caso do Terminal Norte, também já apelidado de “Terminal das Itoupavas”, que será um terminal no bairro Itoupava Central na Rua Dr, Pedro Zimmermann, esquina com a Mário Giese.

Aos fundos do terminal é prevista a implantação de uma área verde, que deverá receber tratamento paisagístico, área de lazer, praça e estacionamento.

O Terminal Norte tem como seus principais objetivos a interação das linhas da região norte, atendendo os bairros: Itoupava Central e Vila Itoupava, linhas essas que hoje são atendidas pelo Terminal do Aterro, causando lotações.

“A região das Itoupavas, na parte norte do município de Blumenau, é a que atualmente tem apresentado o maior potencial de crescimento populacional. A região já é comprovadamente a que mais tem crescido, demandando novos investimentos em melhorias do transporte urbano, além do atendimento aos interesses de deslocamentos dos usuários de forma racional e econômica.“ (Nota da prefeitura de Blumenau em sua justificativa pela implantação do Terminal Norte) 
 

2.3. Wila Gastronômica
 

Outros investimentos estão sendo feitos no bairro Itoupava Central para melhorar a qualidade de vida dos residentes no bairro. O Wila Gastronômica, que promete ser o maior open mall gastronômico do estado de Santa Catarina, com mais de 5 mil m⊃2; e 28 lojas projetadas em contêineres. O projeto além de ter várias opções gastronômicas, contará com souvenirs, moda, espaço ao ar livre com paisagismo, estacionamento, praça para alimentação com espaço confortável, Brinquedoteca Wila Kids, com 100m⊃2; e entretenimento, como música ao vivo.
 


3. Oportunidade de emprego
 

Na região a maior parte da população se dedica aos setores industriais, comércio e prestações de serviços, isso graças aos grandes lotes do bairro que se transformaram em oportunidades de emprego aos moradores.

O bairro Itoupava Central conta hoje com diversas indústrias, comércios, prestadores de serviços e autônomos, gerando emprego e movimentando o bairro.

Indústria: 248
Comércios: 374
Serviços: 383
Autônomos: 260

Destacam-se nas atividades industriais setores como: vestuário, metalúrgica, cerâmica, avícolas, equipamentos elétricos, construção civil, brinquedos, cristais e bebidas.  

Nas atividades comerciais destacam-se o comércio de bebidas, vestuário, alimentos, medicamentos, material de construção e combustíveis.

Entre os prestadores de serviços fica em destaque os serviços de transportes, clínicas, consultorias, representação comercial, empreiteiras de mão-de-obra, auto-elétrica, auto-mecânica, turismo, hotelaria e academias.

A maior parte das empresas está localizada nas ruas Dr. Pedro Zimmermann, Gustavo Zimmermann, Franz Volles e Profº Jacob Ineichen, com cerca de 50% das empresas totais do bairro Itoupava Central.
 

4. Entretenimento e lazer
 

O bairro Itoupava Central é o que mais cresce, o que mais gera emprego e é referência para entretenimento. Além do Museu de caça e tiro Blumenau e futuramente com a opção do Wila Gastronômica, o bairro oferece outras opções de lazer para qualquer idade. 
 

4.1. Norte Shopping
 

Inaugurado em maio de 2011 pela franquia de shoppings Almeida Junior, o Norte Shopping se localiza próximo ao bairro Itoupava Central. O shopping teve como proposta no seu início consolidar o Norte como referência em entretenimento, trazendo com frequência eventos e atrações para atrair famílias, como: exposições, apresentações artísticas, circo, espetáculos musicais, parques internos, externos e 12 pistas de boliche. O Norte Shopping trouxe também consigo a salas de cinema da Cinépolis pela primeira vez em Santa Catarina, franquia essa que já era a maior operadora de cinemas na América Latina e a segunda no mundo, com operação de mais de 5.400 salas em treze países. Um investimento desse em 2011 já mostrava a potência da região Norte.
 

4.2. Parque Aquáticos (Cascata Carolina e Cascanéia)
 

 Blumenau fica localizado em um região subtropical, como seu verão pode ser muito quente precisamos de uma saída para se refrescar. A localização privilegiada do bairro Itoupava Central nos deixa bem próximo a dois grandes Parques Aquáticos do município de Gaspar. Um deles é o Parque Aquático Cascata Carolina, localizado em uma distância aproximada de 7 minutos do bairro Itoupava Central.

O Cascata Carolina é um Parque Aquático que mantém a natureza em boa parte de sua área, fazendo contraste com o azul de suas piscinas e toboáguas. A profundidade das piscinas varia de 0,30m a 1,75m, seus toboáguas têm entre 07 e 203 metros de pista. O Parque conta com uma grande estrutura com chafarizes, cascatas, bosques, playground, restaurantes, lanchonetes, quiosques com churrasqueiras, guarda-volumes, ambulatório, vestiários, loja de souvenir e um amplo estacionamento.

Considerado um dos melhor parques aquáticos de Santa Catarina o Parque Aquático Cascanéia fica localizado em uma distância aproximada de 16 minutos do bairro Itoupava Central. O parque ,que surgiu em 1987 e conta hoje com uma área de 100.00 m⊃2; com piscinas, toboáguas, campo de futebol, trilhas, cachoeiras, playgrounds, restaurantes, lanchonetes, lojas, guarda-volumes e amplo estacionamento gratuito. Além disso, o parque também conta com hotel, cabanas e chalés, fraldário, área de amamentação, berçário e banheiro família para uma melhor acomodação de todos. Vale a pena conhecer ambos os parques aquáticos da região.
 

4.3. Opções gastronômicas
 

Com a construção do Wila Gastronômica é de imaginar que a Itoupava Central vai ganhar espaço no mercado gastronômico como referência quando o quesito for diversidade gastronômica. No entanto, atualmente o bairro Itoupava Central não fica muito atrás dos maiores bairros da cidade e a tendência é só crescer. A Itoupava Central hoje tem desde restaurantes de comida caseira, a culinária japonesa, pizzarias, comidas gourmet, restaurantes de comida alemã, lanchonetes e claro, na capital da cerveja não poderia faltar grandes choperias.

Como tradição não pode faltar no bairro Itoupava Central, a Padaria Bublitz está a mais de 35 anos atuando no mercado. Desde seu início até hoje, a Padaria Bublitz se orgulha de suas tradições alemãs ética e culinária. Em sua culinária são oferecidos pratos típicos como, heringsbrot, pão com kochkäse e cucas, que continuam sendo produzidos conforme as receitas originais, muitas da própria mãe de Erno Bublitz, dono da padaria. A padaria se destaca no bairro Itoupava Central por ser uma padaria de grande porte e não fechar nenhum dia do ano. A padaria é complementada por setores de conveniência, lanchonete/café, restaurante, "assadão", e buffet/coffee break.

"Orgulho-me de ser blumenauense e de ter desenvolvido a Bublitz junto à comunidade da Itoupava Central. Espero sempre proporcionar a nossos clientes o acesso a alimentos de qualidade e confiança, e a segurança de que a Padaria Bublitz estará sempre aberta para recebê-los." (Erno Bublitz)

Além da tradição alemã na culinária, a Itoupava Central conta com aproximadamente 25 estabelecimentos ligados à culinária.
 

4.4. Choperias e Cervejarias
 

Blumenau é a capital brasileira da cerveja, por isso, já é de se imaginar que o bairro Itoupava Central se destaca pela grande quantidade de choperias e cervejarias. O bairro Itoupava Central possui opções de choperias e cervejarias que fazem parte da cultura alemã, como a Moon Bier Choperia E Petiscaria, a Cervejaria Alles Blau, a Cervejaria Container, a Cervejaria Bierland, a Choperia Blumenau, a Choperia Segredos do Malte e o recém inaugurado The Boiler (PUB).

Entre essas choperias e cervejarias do bairro Itoupava Central se destacam a Cervejaria Segredos do Malte, a Choperia Blumenau, a Cervejaria Bierland e também a Cervejaria Container. A Cervejaria Segredos do Malte se destaca por ser o primeiro bar temático com estilo medieval da região de Blumenau. Além de oferecer chopes da melhor qualidade, a Segredos do Malte também dispõe de um cardápio de hambúrgueres artesanais autorais e também uma mesa de buffet com frios, embutidos, entre outras opções, vale a pena conhecer o local. A Choperia Blumenau fica em anexo ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Com sua decoração rústica lembra a tradição alemã, um ambiente propício para famílias, com chopes, petiscos e música ao vivo. A Cervejaria Bierland é um grande destaque no bairro Itoupava Central. Foi fundada em 2003 e é uma das mais antigas na região. O seu nome é uma pequena homenagem ao munícipio de Blumenau, que traduzido seria “Terra da Cerveja”. Essa cervejaria é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, sendo detentora de 120 medalhas em competições que participou. Por último, mas também importante, temos a Cervejaria Container. A Container éuma cervejaria diferente das demais, pois serve uma cerveja inglesa. Esse foi exatamente o motivo da escolha dos donos pelo estilo de cerveja que seria servido no local, servir algo diferente, já que a grande maioria serve a alemã na região. O local possui características bem inglesas, como a música que toca no ambiente, o rock, que é o estilo de música mais tradicional na Inglaterra. A Container promete dar a você uma experiência diferente das demais choperias e cervejarias do bairro Itoupava Central.


5. Educação
 

No bairro Itoupava Central as escolas não podiam fugir da tradição, em 1870 era construída a “escola número 1”, conhecida assim por ser a primeira escola do das Itoupavas. O Sr. Carlos Kühne foi o primeiro professor e sua primeira turma tinha 70 alunos. Hoje no local instala-se a Casa da Memória da Escola Número 1, Museu da Primeira Escola de Blumenau.

As duas escolas mais conhecidas da Itoupava Central também fazem parte da história do bairro. A Escola Básica Municipal Anita Garibaldi foi fundada em 7 de janeiro de 1934. Em 1903 a Comunidade Escolar Tatutiba I fundou a Escola Particular Alemã localizada na rua Professor Jacob Ineichen, que em 18 de maio de 1938, mudou o nome para Escola Isolada Municipal Visconde de Taunay. As duas escolas mais antigas da Itoupava Central estão entre as melhores fanfarras de escolas municipais de Blumenau.

A Itoupava Central é também o bairro com mais escolas de Blumenau. Uma pontuação das escolas públicas a partir dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 classificou as escolas municipais baseadas nas notas de pesquisa e entre as 20 melhores escolas municipais de Blumenau, 5 escolas são da Itoupava Central. Em primeiro lugar está a escola municipal Wilhelm Theodor Schurmann, em oitavo e nono lugar respectivamente estão Anita Garibaldi e Pedro I, em décimo segundo lugar a EBM Lore Sita Bollmann e em décimo nono e vigésimo estão Visconde de Taunay e Duque de Caxias.

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a Itoupava Central, um pouco da sua história e de seu futuro, confira também os Imóveis disponíveis na Schork Imóveis, fundada em 2004, atua no ramo imobiliário realizando um trabalho sério e transparente. A Schork Imóveis oferece aos investidores as opções de compra, venda e locação de imóveis.

Localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 7480 - Itoupava Central.

Compartilhe
Imóveis relacionados
Locação

Casa em Blumenau no bairro Itoupava Central

  • 2 quartos
  • 1 vagas
  • 71.55 m² área total
R$ 980,00