15/12/2018

Porquê o bairro Vila Itoupava é uma boa opção para morar?

Na Vila Itoupava você encontrará um lugar que traz história, mas que não deixa de buscar o crescimento.

Está planejando se mudar, mas ainda não decidiu qual bairro escolher?

Vamos apresentar para você um bairro tranquilo, cheio de cultura e história. Um bairro que preserva as origens e costumes alemães. Um bairro com muitas opções gastronômicas, levando em consideração as comidas típicas alemãs. Um bairro com várias opções de escola para seus filhos. O bairro Vila Itoupava oferece tudo isso e muito mais.

 

Na Vila Itoupava você encontrará um lugar que traz história, mas que não deixa de buscar o crescimento. Este é o bairro ideal para você que gosta de paz, natureza e cultura. A leitura deste artigo é a oportunidade perfeita para você conhecer melhor a história do bairro Vila Itoupava e tudo que faz dele um ótimo lugar para morar.

 

1.0 Conheça o bairro Vila Itoupava

O bairro Vila Itoupava fazia parte da cidade de Massaranduba, mas foi emancipado como Distrito da Vila Itoupava em 31 de Dezembro no ano de 1943. Era conhecido como Unter Itoupava Rega, sendo percorrida pela Estrada Erwin Manske, ainda é conhecida por esse nome “Itoupava Rega”. É uma região que se caracteriza por morros e vales. 
Seus criadores, em sua maioria alemães, criaram um bairro onde a cultura alemã é predominante. A maioria da população que vive no bairro Vila Itoupava fala o alemão de maneira natural e em muitos lugares é possível ver as cores da bandeira da Alemanha enfeitando o bairro.

O Distrito da Vila Itoupava fica a 25km do centro de Blumenau, é uma região que se totaliza em uma área de 91 km², onde apenas 7 km são área urbana. Já nas áreas rurais existem 150 km de estradas macadamizadas.

2.0 Crescimento do bairro

O bairro Vila Itoupava é demarcado por uma rica região agrícola, percebemos ao analisar a área urbana do bairro que ainda existem diversas residências que utilizam o cultivo de pequenas hortas no quintal de casa para consumo próprio. A demarcação pela cultura agrícola é muito significativa para todos do bairro Vila Itoupava. É possível encontrar nas áreas mais rurais uma região com plantações de banana, milho, aipim, mandioca e outras. A pecuária também possui um valor simbólico através da criação de bovinos, suínos e gado de leite.

Como o bairro Vila Itoupava é de descendência alemã, onde conservam valores étnicos e culturais ou até mesmo laços religiosos familiares, a maioria das pessoas que constituem o bairro herdaram características de seus antepassados, características essas que são mantidas até hoje.

O bairro Vila Itoupava por ficar distante do centro urbano da cidade e ter uma mínima interferência dos setores administrativos, pode ser a justificativa pelo modo de seu crescimento econômico (indústria, comércio, prestação de serviço). Apesar de que o bairro da Vila Itoupava possui serviço de Transportes Públicos, Postos de Saúde e até mesmo o Hospital Misericórdia, é um lugar calmo e aconchegante para se viver. Ainda existe uma certa conservação pelas casas construídas enxaimel, pelos clubes de caça e tiro e a conservação de outras tradições culturais, contudo pode ser um fator para a pouca interferência urbana.  

3.0 Oportunidade de emprego

Pelo fato do bairro da Vila Itoupava ser caracterizado pela agricultura em sua grande maioria, não justifica que não existem traços urbanos, o bairro conta com estabelecimentos industriais, comerciais e serviços autônomos. Muitos moradores optam por buscar serviços em regiões arredores do Distrito da Vila Itoupava.

Nas atividades industriais destacam-se setores como: fábrica de licores e bebidas, mercearias, têxtil e alimentos.

Nas atividades comerciais ficam em destaque setores como: alimentos, bebidas, móveis, etiquetas, roupas, eletrodomésticos.

Entre os prestadores de serviços ganham destaque os setores: atividades de saúde; como o Hospital Misericórdia, transportes, engenharia ambiental, entre outras.

A maior distribuição de empresas fica localizado na rua Henrique Conrad, área central do Distrito da Vila Itoupava e na rua Erwin Manzke. A indústria mais importante da Vila Itoupava é a Fábrica de Bordados e Cadarços Haco S/A, fundada em 1924. Destaca-se na fabricação de etiquetas, estando entre as maiores do mundo neste gênero.

4.0 Entretenimento e Lazer

O bairro Vila Itoupava é localizado em meio a natureza, possui diversas Choperias e Restaurantes Típicos, por ser um Distrito de descendência alemã ainda possui Centros Culturais, Confeitarias e Associações Recreativas.

4.1 Restaurante Abendbrothaus

De propriedade da família Jensen, é um dos restaurante mais típicos, administrado pelo Sr. Rene Jensen e família, fundado no século XX. Aberto aos domingos mediante reserva.

4.2 Cervejaria Feldmann

É uma antiga fábrica de cerveja que foi criada em 1888, atualmente pertence a Fundação Cultural de Blumenau, onde é localizado o Centro Cultural da Vila Itoupava.

4.3 Padaria e Confeitaria Ruvias

As Receitas dos Bolos e Doces são inspiradas nas descendências alemãs. Localizada na Rua Henrique Conrad, 461.

4.4 Sociedade Primavera

A Sociedade foi fundada em 31 de janeiro de 1959, onde as principais atividades são a prática do Tiro ao Alvo e do Bolão. São dois prédios conjugados, uma parte pertence a família Fisher e a outra ao clube. Fundado no século XX.

4.5 Sociedade Recreativa Serrinha
No mês de outubro de 1896 foi fundado o Schuetzewerein Harmonia que, atualmente, é representado pela Sociedade Recreativa Serrinha. É organizado o Stammtisch da Vila Itoupava na mesma rua.

O bairro Vila Itoupava fica localizado somente a 10 km de distância do bairro Itoupava Central, um bairro com forte crescimento e diversas opções de Entretenimento e Lazer, confira neste artigo que falamos tudo sobre o bairro Itoupava Central.

5.0 Educação

No bairro Vila Itoupava a educação sempre fez parte da tradição, desde 1870 já existiam escolas naquela localidade, na época eram duas escolas particulares que se tornaram somente uma em 1916, que hoje é a Intendência da Vila Itoupava.

Compartilhe
Imóveis relacionados
Locação

Apartamento em Blumenau no bairro Itoupava Central

  • 2 quartos
  • 1 vagas
  • 1 suítes
  • 108.85 m² área total
R$ 750,00
Venda

Casa em Blumenau no bairro Itoupava Norte

  • 2 quartos
  • 1 vagas
  • 115 m² área total
R$ 210.000,00